Informações para Submissão de Trabalhos

 

Tipos de trabalhos

• Comunicação oral

• Pôster eletrônico

 

Eixos temáticos

  • Tecnologias e a cura

Exemplos: medicina de precisão, pesquisa translacional, células-tronco, robótica e os avanços cirúrgicos, farmacogenômica, “Big data” e mineração de dados, inteligência artificial, impressão 3D, imagem e diagnóstico, terapia genética, drogas órfãs, entre outros.

  • Tecnologias e o cuidado

Exemplos: telemedicina no cuidado da criança com condições de saúde complexas, recursos digitais para o autocuidado, tecnologias assistivas.

  • Tecnologias leves no panorama do cuidado

Exemplos: a transição do cuidado para a adolescência e para a idade adulta, cuidado centrado na família, experiência do paciente e da família, cuidado paliativo, humanização, linhas do cuidado, matriciamento da atenção, intersetorialidade, segurança do paciente, Projeto Terapêutico Singular (PTS), acesso e itinerância do paciente na rede, etc.

  • Políticas de Saúde na atenção à criança com condições complexas de saúde

Exemplos: coordenação do cuidado, organizações responsáveis: o que esperar, determinantes sociais da saúde: violência, baixa renda, acesso aos cuidados de saúde e às tecnologias, tomada de decisão: sistemas de informação e dados epidemiológicos, incorporação de novas tecnologias: custos e melhor evidência científica.

 

Regras para submissão dos trabalhos

• Os trabalhos deverão ser compostos por um (01) autor e, no máximo, seis (06) coautores;

Observação: o autor do trabalho precisa estar inscrito no congresso para submeter o trabalho.

• Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro(a) autor(a). Não há limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes;

• O resumo deve ser escrito na língua inglesa seguindo o limite de 350 a 500 palavras;

• Título: deve conter no máximo 20 palavras;

• O resumo deve ter obrigatoriamente os seguintes conteúdos:  Título, Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão. Palavras-chave.

• Palavras-chave: 3-6 descritores extraídos do DeCS (https://decs.bvsalud.org/) ou Mesh (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/);

• No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, deve ser informado o número do CAAE (para estudos brasileiros) aprovado junto ao comitê de ética em pesquisa.

 

Avaliação dos Trabalhos

• A avaliação dos trabalhos será realizada sem a prévia identificação dos autores (avaliação cega);

• Serão desclassificados os trabalhos que não obedecerem às normas estabelecidas;

• Cada resumo será encaminhado para dois (02) avaliadores on-line, que atribuirão nota segundo os critérios descritos no instrumento de avaliação de trabalhos;

• Cada avaliador após análise deverá indicar parecer “aceito” ou “não aceito”;

• Para os trabalhos que apresentarem pareceres contrários, a Comissão enviará o resumo para desempate e julgamento de um terceiro avaliador.

 

Certificados e publicação nos Anais

• Será disponibilizado on-line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.

• Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados online (na área restrita do apresentador), no site do congresso, a partir do 15º dia após o evento. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.

• Os anais serão disponibilizados no site do congresso em até 90 dias após o evento.

• Os anais estarão disponíveis para consulta de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão parte da publicação.

 

Cronograma

• Submissão de resumos:

26 de maio de 2022 a 12 de março de 2023
 
• Notificação dos autores:
Até 03 de abril de 2023
 
• Envio das apresentações e pôsteres pelos autores:
Até 16 de abril de 2023
 

Instruções para a confecção do pôster/ slide de apresentação:

• O idioma utilizado deve ser o nativo do participante;

• Deve-se utilizar a fonte Helvetica Neue;

• O tamanho da fonte deve se adequar à quantidade de texto dos tópicos, observando a necessidade de manter um tamanho único para todo trabalho;

• Caso o participante esteja vinculado com alguma instuição deverá inserir o nome e a logo nos campos determinados;

• A formatação exigida para as referências é a norma ABNT.

 

Apresentação dos trabalhos

Os trabalhos aprovados serão apresentados pelo primeiro autor (responsável pela inscrição do trabalho). A apresentação do pôster eletrônico pode ser realizada presencialmente ou virtualmente a depender da modalidade de inscrição do participante, dentro de um tempo máximo de 5 min. Os trabalhos aprovados na modalidade comunicação oral ocorrerão nas mesmas formas de apresentação no tempo de 10 min para cada trabalho.

O arquivo de vídeo dos participantes virtuais deve ser enviado previamente para a comissão organizadora do evento no formato MP4 pela área do participante na aba do trabalho inscrito até o dia 16/04/2023.

Dicas para a gravação dos vídeos:

  • O vídeo deverá ser gravado na língua nativa do participante;
  • Utilize preferencialmente webcam ou câmera com qualidade HD ou FullHD;
  • Caso o vídeo seja gravado com o celular, grave o vídeo com o aparelho na horizontal;
  • Utilize fone de ouvido e microfone externo ou Headset (fone com microfone) – No caso do notebook, não usar o microfone do computador, pois o mesmo não tem qualidade adequada para a gravação;
  • Esteja em lugar bem iluminado, sem ruído (barulho externo), com fundo preferencialmente branco.

Certificados e publicação nos Anais

  • Será disponibilizado on-line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
  • Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados online (na área restrita do apresentador), no site do congresso, a partir do 15º dia após o evento. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.
  • Os anais serão disponibilizados no site do congresso em até 90 dias após o evento.

O arquivo estará disponível para consulta de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão parte da publicação.