Conheça Brasília

BRASÍLIA

A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, é considerada um marco na história brasileira, tão importante quanto a Independência (1822) ou a Proclamação da República (1889). A criação da capital promoveu o desenvolvimento do interior do país e concentrou o poder político longe dos principais centros urbanos.

A cidade foi o ápice do projeto desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), conhecido pelo lema "Cinquenta anos em cinco". Eleito em 3 de outubro 1955, JK escolheu o arquiteto Oscar Niemeyer para projetar as principais edificações da cidade. Niemeyer já era conhecido internacionalmente e alguns dos projetos arquitetônicos que fez para Brasília tornaram-se símbolos do país, como o Congresso, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada e a Catedral.

A qualidade de vida e a diversidade cultural são marcas registradas dos moradores de Brasília. Entre outros prazeres ofertados em Brasília, está a vibrante vida cultural, que coloca à disposição dos visitantes, boas salas de cinema e espetáculos, palco para as mais diversas atividades culturais. Além da cultura intrínseca ao dia a dia do brasiliense, como as apresentações do Clube do Choro, há eventos consagrados como os festivais de inverno e verão e o já tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Mas há também espetáculos de música, teatro, dança, literatura, artes plásticas e as inúmeras festas populares que fazem parte do calendário de eventos de Brasília, trazendo gente do País inteiro para assistir às apresentações.

Uma cidade tão rica culturalmente deixa sua marca evidente também na culinária, que faz de Brasília um dos principais polos gastronômicos do Brasil: são bares, cafés e restaurantes que oferecem comidas típicas nacionais e internacionais, com padrões de preços e qualidades para diversas classes e paladares. Casas especializadas em pratos da cozinha nacional e internacional, prontas para atender ao paladar mais sofisticado e exigente, oferecem muitas opções, restaurantes mineiros, nordestinos, goianos, italianos, japoneses, mexicanos, portugueses, árabes, chineses, espanhóis, franceses e alemães. Além disso, há também a rica culinária popular, presente em espaços como a Feira da Torre, onde há barracas com comidas típicas que representam a diversidade gastronômica de todas as partes do Brasil.

 

Saiba mais sobre os pontos turísticos da Capital, localização, telefones e curiosidades:

 

Fotos: https://ohhappyway.com/ 

Fontes:

https://www.df.gov.br/historia/

http://www.destinosreferencia.turismo.gov.br/

https://www.turismo.df.gov.br/guiaturistico/

https://www.df.gov.br/cultura/