Mensagem da Presidente do Congresso

Sejam bem-vindos (as) ao Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, que será realizado em Brasília/DF no período de 24 a 28 de abril de 2023, com o tema: “Tecnologias para o cuidado e para a cura”.

Este é o segundo congresso realizado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), organização social de saúde gestora do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Essa iniciativa contribui para a consolidação do papel do Hospital da Criança de Brasília na atenção às crianças do Distrito Federal e de cidades do entorno acometidas por condições graves e complexas de saúde – doenças raras como o câncer e doenças genéticas, hemoglobinopatias, imunodeficiências primárias, asma grave, fibrose cística, atresia biliar e doenças neuromusculares progressivas, além de outras enfermidades de etiologias diversas como a epilepsia grave.

O Congresso discutirá temas relevantes no campo da pesquisa que se traduzam em tecnologias avançadas no diagnóstico e tratamento. Discutirá também as tecnologias leves, que dizem respeito a avanços na atenção integral e humanizada das crianças, na perspectiva de rede de atenção em saúde pública.

A congregação de pesquisadores, gestores e profissionais dos diferentes níveis de atenção em saúde, bem como de usuários e integrantes de outros setores de conhecimento e prática, deve contribuir para uma melhor atenção às crianças acometidas por condições de saúde complexas segundo as oportunidades que com o Congresso serão criadas:

• Discussão e apresentação de inovações em diagnóstico e tratamento;

• A incorporação prática de novos conhecimentos com a perspectiva da atenção centrada no usuário e na sua família;

• O desenvolvimento profissional interdisciplinar entre profissionais da atenção à saúde, gestores, inovadores, usuários e demais setores da sociedade (educação, terceiro setor, imprensa, judiciário, etc.) e

• O incentivo à colaboração nacional e internacional, com foco no usuário, para discutir problemas que são de todos na busca de soluções comuns – políticas de atenção.

O programa vem sendo cuidadosamente elaborado para que haja o máximo aproveitamento por parte dos congressistas – que também terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e seus conhecimentos, com a apresentação de temas livres com trabalhos inovadores. Caso esteja interessado, veja orientação para submissão de trabalhos.

Com nossos sinceros cumprimentos,

Valdenize Tiziani

Presidente do Congresso