Hospitais do DF fecham acordo para facilitar transplantes em crianças

Fonte: shutterstock

 

O Hospital da Criança de Brasília (HCB), que está promovendo o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, é referência nacional em pediatria e tratamento de doenças graves e raras. 

 

O acordo de cooperação firmado entre o HCB e o Hospital DF Star representa um grande avanço na área de tratamento de pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Esse tipo de tratamento é fundamental para o combate de doenças graves, como leucemias e linfomas, que afetam principalmente crianças.

 

A irradiação corporal total é um dos procedimentos essenciais para garantir a segurança do transplante de medula óssea alogênico, que envolve a utilização de medula óssea de um doador compatível. Esse processo reduz as chances de rejeição do transplante, tornando-o mais efetivo e seguro para os pacientes.

Com a parceria entre o HCB e o DF Star, as crianças em tratamento no primeiro hospital poderão passar pela irradiação corporal total no segundo, o que aumenta significativamente as chances de sucesso do transplante. Sem essa cooperação, muitas crianças teriam que aguardar indefinidamente na fila de espera, o que poderia comprometer o sucesso do tratamento.

 

Segundo Isis Magalhães, diretora técnica do HCB:

 

"A parceria é especialmente importante para pacientes com leucemias agudas recidivadas, que necessitam de transplante de medula óssea alogênico para terem chances de cura. Sem a irradiação corporal total, esse tipo de transplante seria inviável, o que torna essa cooperação uma iniciativa crucial para salvar vidas."

 

Quer conhecer mais sobre doenças raras e seus tratamentos para a melhora na qualidade de vida para crianças? Para participar, basta inscrever-se no Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde.  CLIQUE NO LINK: https://www.congresso.hcb.org.br/congresso/ 

 

Fontes:

https://www.metropoles.com/saude/hospitais-do-df-fecham-acordo-para-facilitar-transplantes-em-criancas