HCB E CEUB PROMOVEM DEBATE SOBRE TECNOLOGIA E SAÚDE

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) reuniu, na segunda-feira (30/05/2022), especialistas em saúde e em tecnologia para o simpósio Saúde Tec, organizado em parceria com o Centro Universitário de Brasília (Ceub). O evento, realizado nos campi de Asa Norte e de Taguatinga do Ceub, continua na terça-feira (31/05/2022) e promove debate sobre o impacto das duas áreas na sociedade.

A superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani (foto abaixo), participou da abertura do simpósio, acompanhada do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela (foto acima, à direita) e do representante da Reitoria do Ceub, Mário Lúcio Moreira Lopes (foto acima, à esquerda).

 

Vilela destacou a relevância dos temas do evento: “O mundo se tornou mais complexo, os avanços são mais rápidos, a qualidade de vida de um povo está ligada à saúde – e a saúde, à tecnologia”. Ele ressaltou, ainda, a importância do trabalho científico para que a qualidade de vida seja alcançada. “Esses artigos científicos, nossos laboratórios são muito importantes. Sentimos orgulho do nosso trabalho porque a ciência e a educação são primordiais para o desenvolvimento do país – não adianta ter uma ciência robusta, como temos, se isso não reverter em benefícios para os brasileiros”, afirmou.

A superintendente executiva do Hospital falou sobre investimentos em ciência feitos pelo HCB, com ênfase no Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, que será realizado em outubro. Tiziani explicou, também, que o congresso é fruto de esforços de um setor do Hospital dedicado à produção científica. “O HCB é um dos poucos hospitais públicos que já tem uma área de ensino e pesquisa bastante robusta – exceto pelos hospitais universitários, creio que sejam raras as instituições que já dispõem de uma estrutura de pesquisa como temos”, disse a superintendente.

 

Acompanhe o evento

A programação do Saúde Tec continua na terça-feira (31/05/2022), no auditório do campus de Taguatinga do Ceub, com início às 19h. É possível se inscrever para acompanhar o simpósio presencialmente, ou acompanhar a transmissão virtual.

O simpósio não é a primeira interação entre o Hospital e o Centro Universitário: alunos de medicina e psicologia, entre outros cursos, têm parte de sua formação no HCB, por meio de estágios ou internato. Já o congresso, que será realizado de 24 a 28 de outubro, é promovido em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, da Espanha. Durante a abertura, o presidente do CNPq considerou que as parcerias estabelecidas pelo HCB são sinal da força do Hospital em Brasília.

 

Texto: Maria Clara Oliveira

 

Link da publicação: HCB | Hospital da Criança de Brasília José Alencar